quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mossoró: Selo dos Correios sobre abelhas tem lançamento na Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) recebe o lançamento da A série de selos dos Correios “Abelhas Brasileiras Melíponas – Abelhas sem ferrão”, em concorrido evento no auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, no campus de Mossoró. O evento ocorrido na sexta-feira (22) marca também a condição da Ufersa como referência acadêmica de pesquisa com abelhas no Brasil.

Selo chama a atenção para as abelhas
A coleção de selo destaca a imagem de seis espécies pela sua originalidade e importância para a preservação do equilíbrio ecológico e a exploração sustentável da meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). São elas: Uruçu do Chão, Uruçu Amarela, Jandaíra, Iraí, Jataí da Terra e Jati. Os interessados e colecionadores de selos postais já podem adquiri-los nas agências dos Correios de Mossoró.

As primeiras edições, que terão tiragem de 720 mil unidades, foram carimbadas pelo gerente comercial dos Correios no RN, Marco Antônio Silva, pelo reitor da Ufersa, José de Arimatea de Matos, e pelos professores especialistas Dirk Koedam e Lionel Gonçalves.

Além de Mossoró, também estão no circuito do lançamento as cidades de Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, Poços de Caldas/MG e Teresina/PI. Os selos foram criados por José Carlos Braga, que utilizou as técnicas de quadricromia com aplicação serigráfica de verniz aromático e computação gráfica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário