quarta-feira, 10 de junho de 2015

Currais Novos: Escola Estadual Tristão de Barros ganha concurso nacional da Samsung

Por Jorge Ivan Barbosa

A Escola Estadual Tristão de Barros, da cidade de Currais Novos é ganhadora do concurso nacional "Respostas para o Amanhã" e recebe sala interativa da empresa Samsung. A solenidade de premiação aconteceu nas dependências da Escola Tristão de Barros na terça-feira (8).

Escola comemora prêmio
Motivados a responderem como a Matemática e as Ciências podem melhorar a sua comunidade e tendo como base conhecimentos adquiridos nas aulas de Química, Física, Matemática e Biologia, os alunos tiveram a idéia de reaproveitar os resíduos para construir próteses e protótipos que possibilitaram mais acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Segundo o professor de Física, Ivanês Alexandrino, foram desenvolvidos pelos estudantes da “Tristão de Barros” três produtos para atender os alunos com necessidades especiais: um mouse óptico que com uma lente tirada de um celular , pode aumentar o tamanho das letras de um texto e ajudar deficientes visuais na leitura; uma bengala que contém um vibracall de celular que detecta obstáculos e avisa o usuário por meio da vibração; e uma cadeira de rodas elétrica que possibilita os deficientes se movimentarem ao enviar comandos direcionais por meio de um joystick de videogame.

A criatividade e sua possibilidade real de uso para a melhorar a vida real das pessoas com deficiência fez o projeto Equilíbrio se destacar entre os 364 projetos inscritos no concurso e rendeu a Escola Tristão de Barros o prêmio especial da implantação da infra- infraestrutura e a doação de equipamentos de uma sala de aula interativa da Samsung.

A sala interativa foi inaugurada em cerimônia que contou com as presenças do prefeito, da secretária adjunta da Educação do RN, Socorro Batista, do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, do diretor da 9ª Diretoria Regional de Educação e de Cultura (9ª Direc), Joiran Pereira, do vice presidente da Samsung para América Latina, Mário Laffitte, do gerente de cidadania corporativa da Samsung para América Latina, Hélvio Kanamaru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário