sábado, 6 de junho de 2015

Educação do RN garante reforço no apoio a uma das mais antigas escolas de Natal

Por Jorge Ivan Barbosa

Uma das mais tradicionais instituições de ensino do RN e a 2ª mais antiga de Natal, a Escola Estadual Isabel Gondim, ganhará reforço no apoio para a continuação de suas atividades educacionais no bairro das Rocas. 

Reunião trata da Escola Isabel Gondim
O reforço foi definido pelo subsecretário da Educação do RN, Domingos Sávio de Oliveira, em reunião na manhã da última terça-feira (2) com a diretora da Escola Isabel Gondim, professora Bruna Caballero. Reunião ocorrida nas dependências do gabinete da Secretaria da Educação do RN, contou também com a presença do diretor da 1ª Direc (Diretoria Regional de Educação e de Cultura), Daniel Bezerra da Silva. 

Tratando da regularização dos repasses dos recursos provenientes do Programa de Auto Gerenciamento das Unidades Executoras (PAGUE), que trata de verbas do governo federal para a manutenção das escolas, que a escola estava sem receber devido ao atraso na prestação de contas das gestões anteriores, o subsecretário Domingos Sávio esclareceu que o referido programa foi reativado pela Secretaria da Educação através do repasse de parcelas e que também ocorreu a reabertura do caixa escolar. 

Sobre a reivindicação do não fechamento da tradicional "Isabel Gondim", que lida neste momento com a necessidade de ter mais alunos, o subsecretário Domingos Sávio reconheceu o esforço empreendido por sua direção junto a comunidade buscando reativar o estímulo pelo colégio. Ele disse que a meta da atual gestão da Secretaria da Educação do RN é abrir e não fechar escolas. Na reunião também ficou decidido que a Secretaria da Educação irá ajudar através da doação de material de expediente e consertos na estrutura da Escola. 

A escola atende a cerca de 70 alunos do ensino fundamental, tendo oito salas de aulas. Conta ainda com o repasse de alimentação e fardamento doados por alunos do curso de Direito da UFRN. Atualmente os alunos da UFRN estão realizando na Escola Isabel Gondim, o projeto "Efetivando o Direito a Educação" que tem por objetivo mudar a realidade atual das crianças que vivem em bairros populares.

A comunidade Acadêmica de Direito, apoiada pelo Centro Acadêmico Amaro Cavalcante, está se mobilizando com projetos de extensão e arrecadação de doações para melhorar a situação da instituição de ensino. O foco está no processo de alfabetização dos menores e na melhoria do seu índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), recentemente fixado em 1.0. Os estudantes universitários de Direito estão iniciando sua atuação voluntaria com a realização de atividades lúdicas e didáticas para estimular o interesse pelas atividades educativas e fazer os alunos progredirem em relação ao aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário