domingo, 12 de julho de 2015

Educação do RN: Estudantes do Atheneu fazem rádio moderna e levam música e informação ao ambiente escolar

Estudantes comunicadores da Rádio Conexão Atheneu
A comunicação do rádio continua viva e capaz de contagiar os mais diferentes públicos. É também fator de mobilização e de protagonismo juvenil. Grande exemplo disso é o que acontece nas dependências de uma das mais emblemáticas e tradicionais escolas do Rio Grande do Norte, o Colégio Atheneu Norteriograndense, localizado no bairro de Petrópolis, em Natal.

Feita por estudantes, uma rádio com padrão FM vem movimentando os turnos matutino e vespertino da tradicional escola estadual. A Rádio Conexão Atheneu vai ao ar nos períodos de intervalo pela manhã e à tarde, e no horário do meio dia. O objetivo dos jovens estudantes é levar informação, opinião dos alunos e música a toda a comunidade escolar.

A Rádio Conexão Atheneu tem duas equipes em ação, uma no período matutino e outra no vespertino, e conta com doze alunos atuando nos serviços de locução e mesa de áudio.

A programação tem seleção musical escolhida pelo alunado do Colégio através de pedidos feitos pelas redes sociais, informes com ênfase no noticiário do país e entrevistas com pessoas ligadas a escola. Por sua capacidade de arregimentação, a Rádio Conexão Atheneu também divulga e promove eventos de caráter cultural, festivo e esportivo.

A experiência real do rádio no Ateneu
(fotos: Danilo Bezerra)
O estúdio, pequeno e dentro do moderno padrão do rádio FM, fica nas dependências do Colégio Atheneu, no bairro de Petrópolis, em Natal. A instalação da emissora faz parte do Programa Ensino Médio Inovador executado pela Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), representando investimentos da ordem de R$ 10 mil na compra de modernos equipamentos como microfone profissional, computador com potente placa de áudio, potente amplificador e mesa de som profissional.

O desenvolvimento das atividades da rádio provocou nos alunos uma nova forma de enxergar a comunicação como instrumento de aprendizado, como relata Jhony Hericles, 18, estudante do segundo ano do Ensino Médio: “A rádio tem proporcionado experiências que jamais vivi. Tenho certeza que a passagem pela rádio contribuirá com a construção do meu conhecimento escolar”. Jhony, que é locutor, pretende cursar gastronomia, e usará a oralidade que conquistou na rádio para o melhor atendimento de seus futuros clientes.

A Rádio Conexão Atheneu conta com um amplo sistema de som, composto por caixas sonoras espalhadas em todos os ambientes do colégio. O estúdio fica localizado próximo ao hall de entrada da instituição e conta com mesa de som, microfones e central de veiculação de músicas, trilhas e vinhetas. A rádio é supervisionada por dois professores: Suely Barbosa, docente de física, e Arildo Gomes, geografia. Eles ajudam os estudantes com oficinas que apresentam a história do rádio, técnicas de locução, operação de mesa e seleção de conteúdo para programa radiofônico.

Todos os semestres ocorrem à escolha de novos participantes da rádio. Cursando entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio, os estudantes Leonardo Santos (17), Thiago Carvalho (19), José Tavares (19), Márcia Stefany (15) e Evandro Andrade (18) fazem parte da equipe da "Conexão Atheneu", e vivem a experiência do rádio no ambiente escolar no período matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário