sábado, 25 de julho de 2015

Natal: Banda Marcial de escola estadual é exemplo de protagonismo da juventude

Banda Marcial é atração no desfile de 7 de setembro
Superar desafios através da força do coletivo e abrir espaço para a capacidade do talento individual são possibilidades praticamente exclusivas da experiência de educação para a vida que apenas a Escola Pública pode ensejar.

A Banda Marcial da Escola Estadual Zila Mamede, localizada no Conjunto Pajuçara, na Zona Norte de Natal, é um exemplo claro da condição de promover o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, própria da Escola Pública. Formada por 60 membros, alunos e ex-alunos do próprio colégio, A Banda Marcial da Escola Zila Mamede é demonstração viva de um protagonismo que anima, une, entusiasma e educa.

Maestrina Ayab Lafenir (foto: Danilo Bezerra)
A Banda tem como maestrina a jovem Ayab Lafenir Tavares dos Santos, 21 anos, ex-aluna da Escola Zila Mamede e moradora do Conjunto Pajuçara. Ayab Lafenir, por sua vez, é filha da professora de Português, Maria Josélia Tavares, que há 20 anos leciona na “Zila Mamede”. A professora Maria Josélia Tavares tem outra filha atuando na Banda Marcial, tocando Clarinete, Ayanny Clara Tavares de Souza, 18 anos, também ex-aluna da Escola Zila Mamede e se preparando para o ENEM.

“Acho a Banda Marcial uma grande iniciativa que ajuda na auto-estima do jovem, no aprendizado, e passa mais educação”, diz a jovem Ayanny Clara Tavares.

A maestrina Ayab Lafenir estudou na Escola Zila Mamede desde o 5º ano do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio. Tem o curso de Violino, feito através do Pronatec na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está atualmente no 2º período do curso de Música na UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte).

“Eu sempre digo que é uma honra ser ex-aluna e estar à frente da Banda Marcial da Escola Zila Mamede”, afirma Ayab Lafenir.

A Banda Marcial da Escola Zila Mamede ensaia três vezes na semana – nas quartas, sextas e sábados, sempre no horário de 17h15 às 18h45. A Banda se apresenta em eventos culturais, históricos e educacionais da Escola Zila Mamede, e em solenidades em bairros de Natal e municípios do interior. A Banda da Zila Mamede é anualmente uma das atrações do Desfile de 7 de Setembro, na Praça Cívica.

A Escola Estadual Zila Mamede passa por uma completa reforma em seu prédio e em sua instalação elétrica, feita pela Secretaria da Educação do RN, e as aulas estão paralisadas até o término das obras em meados de agosto, mas a Banda Marcial permanece ativa e se preparando para as apresentações que serão feitas no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário