sexta-feira, 31 de julho de 2015

UFRN: Tese de mestrado avalia os caminhos dos livros que são utilizados na Educação Infantil em Natal

Tese de mestrado que acompanha os caminhos dos livros na rede pública até chegar às mãos dos alunos é apresentada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A dissertação de mestrado “O Programa Nacional Biblioteca da Escola: da gestão ao leitor na educação infantil de Natal-RN”, da pós-graduanda Sayonara Fernandes da Silva,  apresentada e defendida no auditório do Centro de Educação da UFRN, no campus central, em Natal, na tarde desta sexta-feira (31).

A pesquisa estuda e avalia qualitativamente os caminhos que os livros selecionados pela política pública, o PNBE, para compor os acervos dos Centros de Educação Infantil percorrem até chegar aos estudantes leitores, no município de Natal.

Tese observa dificuldades na
chegada dos livros às crianças
Para conhecer esse percurso, a pesquisadora visitou os centros de educação infantil e entrevistou a coordenação nacional do PNBE, em Brasília, professores e gestores municipais.

O trabalho articula as áreas das Políticas públicas, da Administração, da Educação, Leitura e Literatura e revela que o modelo de gestão descentralizada, que transfere a responsabilidade pela implementação da política e pelo cuidado e dinamização do acervo, compromete seriamente a formação leitora dos estudantes da educação infantil.

A pesquisa constatou que em muitos Centros de Educação Infantil de Natal, os livros estão trancados nos armários, que em outros o acervo desaparece e que existem casos em que professores e gestores confundem os livros do PNBE com o de outros programas.

No ano de 2014, o PNBE investiu R$ 96.009.536,40 na aquisição de acervo para a Educação Infantil, no país, distribuindo o total de 20.998,568 livros a rede pública de ensino. Em Natal, todos os 69 Centros de Educação Infantil cadastrados, em 2011, receberam o acervo do PNBE em 2012, limite da pesquisa.

A dissertação é apresentada publicamente para uma banca examinadora composta pelo Professor Messias Dieb, da Universidade Federal do Ceará; a Professora Alda Castro da UFRN; e a Professora Marly Amarilha – UFRN (orientadora).

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