Tese de mestrado que acompanha os caminhos dos livros na rede pública até chegar às mãos dos alunos é apresentada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A dissertação de mestrado “O Programa Nacional Biblioteca da Escola: da gestão ao leitor na educação infantil de Natal-RN”, da pós-graduanda Sayonara Fernandes da Silva, apresentada e defendida no auditório do Centro de Educação da UFRN, no campus central, em Natal, na tarde desta sexta-feira (31).
A pesquisa estuda e avalia qualitativamente os caminhos que os livros selecionados pela política pública, o PNBE, para compor os acervos dos Centros de Educação Infantil percorrem até chegar aos estudantes leitores, no município de Natal.
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Tese observa dificuldades na chegada dos livros às crianças |
Para conhecer esse percurso, a pesquisadora visitou os centros de educação infantil e entrevistou a coordenação nacional do PNBE, em Brasília, professores e gestores municipais.
O trabalho articula as áreas das Políticas públicas, da Administração, da Educação, Leitura e Literatura e revela que o modelo de gestão descentralizada, que transfere a responsabilidade pela implementação da política e pelo cuidado e dinamização do acervo, compromete seriamente a formação leitora dos estudantes da educação infantil.
A pesquisa constatou que em muitos Centros de Educação Infantil de Natal, os livros estão trancados nos armários, que em outros o acervo desaparece e que existem casos em que professores e gestores confundem os livros do PNBE com o de outros programas.
No ano de 2014, o PNBE investiu R$ 96.009.536,40 na aquisição de acervo para a Educação Infantil, no país, distribuindo o total de 20.998,568 livros a rede pública de ensino. Em Natal, todos os 69 Centros de Educação Infantil cadastrados, em 2011, receberam o acervo do PNBE em 2012, limite da pesquisa.
A dissertação é apresentada publicamente para uma banca examinadora composta pelo Professor Messias Dieb, da Universidade Federal do Ceará; a Professora Alda Castro da UFRN; e a Professora Marly Amarilha – UFRN (orientadora).
O trabalho articula as áreas das Políticas públicas, da Administração, da Educação, Leitura e Literatura e revela que o modelo de gestão descentralizada, que transfere a responsabilidade pela implementação da política e pelo cuidado e dinamização do acervo, compromete seriamente a formação leitora dos estudantes da educação infantil.
A pesquisa constatou que em muitos Centros de Educação Infantil de Natal, os livros estão trancados nos armários, que em outros o acervo desaparece e que existem casos em que professores e gestores confundem os livros do PNBE com o de outros programas.
No ano de 2014, o PNBE investiu R$ 96.009.536,40 na aquisição de acervo para a Educação Infantil, no país, distribuindo o total de 20.998,568 livros a rede pública de ensino. Em Natal, todos os 69 Centros de Educação Infantil cadastrados, em 2011, receberam o acervo do PNBE em 2012, limite da pesquisa.
A dissertação é apresentada publicamente para uma banca examinadora composta pelo Professor Messias Dieb, da Universidade Federal do Ceará; a Professora Alda Castro da UFRN; e a Professora Marly Amarilha – UFRN (orientadora).
1 Comentários
Espetacular!
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