domingo, 30 de agosto de 2015

Educação do RN: Escolas estaduais movimentam Semana da Pátria

Colégio Atheneu: forte presença no 7 de Setembro
(foto: Ivanízio Ramos)
Por Jorge Ivan Barbosa

11000 alunos garantem forte presença das escolas estaduais na Programação da Semana da Pátria 2015. Desde a solenidade de abertura até o tradicional desfilo cívico-militar de 7 de setembro, será constante a presença de bandas marciais e de representações de estudantes de escolas públicas da rede ensino estadual.

A cerimônia que dá início aos eventos da Semana da Pátria 2015 em Natal, acontece nesta terça-feira (1º), às 9h, na Praça Cívica, em Petrópolis, com participação de representações de alunos das escolas estaduais do Colégio Atheneu Norte-Riograndense, Anísio Teixeira, Cenep (Centro de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire) - todas de Natal, e mais a "João Tibúrcio" (Goianinha) e a "Querubina Silveira (Cerro Corá). O evento terá abertura do governador do RN, Robinson Faria, e fala do secretário da Educação, Francisco das Chagas Fernandes.

Na sequência, também na manhã da terça (1º), acontece a corrida do Fogo Simbólico com uma tocha sendo conduzida por equipe de atletas de destaque da rede estadual de ensino tendo, entre eles, Pedro Yago, aluno da Escola Querubina Silveira, campeão nos 110 metros com barreiras no Campeonato Brasileiro Escolar, e no Mundial Escolar de Atletismo realizado na China.

Também fazem parte da equipe, os atletas destaques nacionais da Escola Estadual João Tibúrcio, de Goianinha: Enedina Kitia Santana de Souza, vice-campeã nos jogos mundiais da (Internacional Sports Federation Catholic Schoos (Fisec) , Suzana da Silva França , medalha de bronze na prova de 800 metros, e Debora Alves Flaudisio, medalha de bronze no lançamento do dardo e arremesso de martelo, em Malta, na Espanha.

Na quarta-feira (2), às 9h, na praça do Centro Administrativo, acontece a solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional, com participação das escolas estaduais Judite Bezerra, Jean Mermoz, Cônego Luiz Wanderlei, Maria Queiroz, Padre Miguelinho, Aldo Fernandes e Zila Mamede.

Na quinta-feira (3) às 10h, na Academia Norte-rio-Grandense de Letras, no bairro de Petrópolis, ocorre solenidade cívica com a participação do Colégio Estadual Atheneu-norte-Riograndense, do Cenep e da Escola Estadual Augusto Severo.

A Semana da Pátria tem seu ponto máximo na segunda-feira (7), com a realização do desfile cívico-militar, às 8h, na Praça Cívica, com a participação das escolas estaduais Judite Bezerra, Alferes Tiradentes , Jean Mermoz , Cônego Luiz Wanderlei, Maria Queiroz. Atheneu, Aldo Fernandes, Almirante Tamandaré, Winston Churchill, Ubaldo Bezerra de Melo e a representação do programa Setembro Cidadão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário