sábado, 8 de agosto de 2015

Estado faz solenidade em homenagem aos 514 anos do Rio Grande do Norte

Bandas dão o tom do evento (fotos: Danilo Bezerra)
Solenidade reunindo palestras e bandas escolares de várias regiões do Estado marcou a data de aniversário dos 514 anos do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu na manhã da quinta-feira (6) na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal.

A palestra alusiva ao aniversário do RN ficou à cargo do historiador Marcus César Cavalcanti de Morais, um dos autores dos estudos que serviram de base para a lei estadual nº 7.83 de autoria do então deputado Valério Mesquita sancionada em 30 de maio de 2000 pelo governador na época, Garibaldi Alves Filho. O dia do aniversário do RN faz alusão ao 7 de agosto de 1501, data do início da história oficial do Estado com a presença portuguesa no litoral norte e a fixação no solo do Marco de Touros.

A solenidade ganhou desde seu início ares de festa com a apresentação de bandas e fanfarras de escolas estaduais revelando a forte presença artística no ensino público.

Marcus César fala sobre a data
Para o secretário Francisco das Chagas, o programa Mais Educação, ao garantir investimentos culturais com a implantação de bandas marciais e fanfarras em escolas públicas tem desempenhado um grande papel na formação dos estudantes da rede estadual de ensino.

No evento com forte presença musical, o presidente da Federação de Bandas e Fanfarras do RN, Lucival Alberto da Silva, fez homenagens ao governador Robinson Faria, secretário de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, e a dirigente da Camerata Garibaldi Romano, Zuleica Romano.

Participaram do evento de homenagem aos 514 anos do Rio Grande do Norte, as bandas marciais das escolas estaduais Afonso Bezerra, Zila Mamede, Cônego Luiz Wanderley, Henrique Castriciano de Souza, União Aresense, Jacumaúma, Ressoar. Também as bandas de Fanfarra Adelino Dantas, Juventude, Chico Veras, Maria Queiroz e a banda de Percussão Antonio Fagundes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário