sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Jerns 2015: Governador faz abertura da etapa final em Natal

Abertura dos Jerns 2015, em Natal
A etapa final 45ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) é aberta pelo governador Robinson Faria em solenidade festiva com a participação de centenas de atletas/alunos de escolas públicas e particulares de todo o Estado. A solenidade de abertura foi realizada na tarde desta sexta-feira (9), no Ginásio Marcelo de Carvalho (DED), no bairro de Candelária, em Natal, com a presença do secretário da Educação do RN, Francisco das Chagas Fernandes. 

Os Jerns, considerados o maior evento do gênero no país, é uma realização da Secretaria da Educação do RN, através da Coordenadoria de Desportos (Codesp). 

A programação de abertura teve o desfile de escolas participantes da etapa final do certame. O acendimento simbólico da pira foi feita pelo estudante Pedro Iago, da Escola Estadual Querubina Silveira, de Cerro Corá, campeão mundial dos 100 metros com barreira dos jogos escolares realizados na China, neste ano. 

O juramento foi feito por Bela Maria, três vezes atleta ouro dos Jerns e campeã no futsal nos Jogos da Juventude para atletas de 12 a 14 anos. O encerramento da solenidade se deu com uma demonstração de jiu-jitu com representantes da academia Kimura Nova União, sob orientação de Jair Lourenço. A “arte suave” deverá ser incluída nos Jerns a partir de 2016. 

Na abertura, também foi prestada homenagem ao professor Manoel Modesto pelos 45 anos de serviço ao esporte potiguar. 

A etapa final dos Jogos acontece até o dia 30 deste mês. Foram classificadas para a etapa final 460 escolas de todas as regiões do Estado nas fases regionais. O evento contará com aproximadamente 10 mil atletas/alunos disputando as modalidades esportivas. 

Dentre as modalidades estão atletismo, badminton, basquete, capoeira, ciclismo, futebol, futebol de areia, futebol society, futsal, ginástica aeróbica, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, handebol de areia, judô, karatê, luta olímpica, nado sincronizado, natação, surf, taekwondô, tênis de mesa, vôlei, vôlei de duplas e xadrez. 

Robinson Faria destacou a participação e adesão dos jovens no maior evento esportivo do RN e um dos maiores do Brasil. “Os jogos escolares são muito importantes porque neles são exercitados também valores como honestidade, lealdade e companheirismo”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário