![]() |
Lionel Gonçalves recebe premiação |
O professor recebeu a premiação na categoria "Inovação", referente aos produtos "Site" e "Vídeo"m das mãos do presidente da Federação Internacional de Apicultura, Mr. Philip McCabe. As comendas são um reconhecimento ao trabalho desenvolvido com a página digital Sem Abelha, Sem Alimento" e pelo vídeo educativo da Campanha de Proteção às Abelhas, nomeado de “No Bee, No Food”.
O professor Lionel Gonçalves é um dos principais pesquisadores e ativistas na luta pela proteção às abelhas no Brasil. Em 2013, com a campanha encabeçada pelo Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura da Ufersa foram angariadas 22 mil assinaturas em uma petição pública entregue aos Ministérios do Meio Ambiente e ao da Agricultura pedindo políticas públicas de proteção.
Outra importante iniciativa veio com a elaboração do aplicativo Bee Alert para os smartphones. Essa é a primeira plataforma on-line com a finalidade de registrar o desaparecimento ou morte de abelhas em apiários por geolocalização. O Bee Alert está disponível nos idiomas Português, Espanhol e Inglês.
“No Brasil, estamos tendo um problema muito sério com o desaparecimento das abelhas. Entre as diferentes causas, podemos mencionar as patogenias, o clima e os agrotóxicos”, alerta o pesquisador Lionel Gonçalves. Essa situação já atinge nível de alarme em 13 Estados do Brasil, entre eles os Estados do Ceará e da Bahia, na região Nordeste.
O pesquisador ressalta a importância de protegê-las, sobretudo porque cerca de 70% da nossa alimentação depende da polinização das abelhas.
0 Comentários