segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Ufersa coloca em funcionamento sistema próprio gerador de energia solar

Sistema fotovoltaico na Ufersa
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) faz instalação do primeiro Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaica contectada à sua rede elétrica.

A nova estrutura geradora de energia  solar é resultado de pesquisa própria desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Comunicação e Automação da Ufersa. 

O projeto foi idealizado e executado com a liderança da  professora Fabiana Varella, dentro do Programa Pró-equipamentos da CAPES.

O sistema de microgeração de energia solar fotovoltaica (SFCR) de kW, está conectado ao sistema distribuição de energia elétrica da Cosern, e foi instalado no Centro Integrado de Inovação Tecnológica do Semiárido (CITEd), localizado no Campus Leste da Ufersa Mossoró.

A professora explica que a planta fotovoltaica possui como principais equipamentos quatorze (14) módulos fotovoltaicos, responsáveis por converter a energia solar em energia elétrica contínua (CC); um inversor, com o objetivo de converter a energia elétrica de corrente contínua para corrente alternada (CA); quadro de comando e proteção; e o sistema de medição bidirecional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário