segunda-feira, 14 de março de 2016

RN: Estudantes de escola estadual apresentam projeto científico em Houston, Estados Unidos

Estudantes operam rádio FM feita de sucatas
Houston, principal cidade do Texas, sede da agência especial americana, a NASA, acolhe entre os dias 26 de abril e 4 de maio, dois jovens estudantes de escola pública estadual, localizada no semiárido do Rio Grande do Norte, em um dos mais importantes eventos científicos do mundo, a International Sustainable World Project Olympiad – I-Sweep.

Os estudantes José Francisco de Mesquita Silva e José Jalissom da Silva Freitas, de ensino médio da Escola Estadual Walfredo Gurgel, localizada na cidade Antonio Martins, região Oeste do RN, chegam a terra da NASA conduzidos pelas asas do conhecimento científico e pelo reconhecimento a um invento que reúne refinado grau de sofisticação e simplicidade.

José Francisco e José Jalissom, com a orientação da professora de Matemática, Humbertina Lúcio, criaram a partir de sucatas um equipamento transmissor de rádio FM com capacidade para um raio de cobertura de 200 metros. 

Trata-se de uma autêntica rádio padrão FM feita de material considerado pronto para o lixo, no valor máximo de 3 reais (menos de 1 dólar), pronta para ser sintonizada em aparelhos de rádio com sintonia FM e celulares. O sistema transmissor de rádio FM também não necessita de grandes estruturas para transporte, ele cabe na própria mochila de um dos dois estudantes pesquisadores científicos. “Usamos produtos velhos e reciclados, como uma televisão, e gastamos pouco mais de três reais para montar tudo”, diz José Francisco.
Estrutura da NASA, Houston, EUA
Os custos da viagem, ida e volta, Natal (BRA) - Houston (EUA), foram garantido pela Secretaria da Educação do RN. O secretário Francisco das Chagas Fernandes recebeu os estudantes na tarde da última quarta-feira (9), no Gabinete da SEEC-RN, e assegurou o apoio das passagens.

A ida a Houston começou a ser desenhada com a participação do projeto do transmissor FM a partir de sucatas na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar. Feira de Ciências que é promovida desde o se nascedouro pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), com realização em Mossoró, RN.

Selecionado na Feira realizada pela Ufersa, o projeto dos estudantes José Francisco e José Jalissom seguiu para a maior feira de ciências do gênero no país, a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), edição 2015, realizada na USP (Universidade de São Paulo).

Na feira da USP, ocorrida na cidade paulista, o projeto do transmissor de rádio FM foi ganhador do prêmio Ciências Sociais Aplicadas. Agora segue para Houston, Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário