segunda-feira, 2 de maio de 2016

Macau que não existe mais: O famoso leite da vaca preta

Por Tadeu Oliveira

O poder de facilitar, deixar o consumidor mais perto da mercadoria, oferecer e mostrar o produto, são aspectos que norteiam a arte de vender, fazer com que a mercadoria ou serviço sejam vistos. É a lei do mercado.

Acredito que cada cidade do interior do Rio Grande do Norte é marcada pelo grito de um vendedor tentando atrair consumidores para seu negócio. Pode ser picolé, cavaco chinês, algodão doce, tapioca, pirulitos, panelas e até um famoso produto de beleza pelo marketing de porta em porta.

Na tradicional Praça Henrique Lages, nos dois expedientes, começo da manhã e meio da tarde, um homem, com roupa de vaqueiro, oferecia leite puxando o cabresto da uma vaga leiteira até aos consumidores, aproximando-se bem junto às calçadas das casas.

Na expectativa do alimento, crianças famintas e ansiosas com copos nas mãos se aproximavam e ali mesmo se deliciavam com o nutritivo produto, quentinho saído na hora do peito da vaca.

A vaca preta conduzia um chocalho que produzia seu sinal característico avisando a criançada que a hora do leite tinha chegado. Levando a vaquinha, o homem seguia sempre em direção ao bairro do Valadão, em sua rotina de padrão diário, oferecendo leite às crianças com pagamento à vista feito pelos pais.

Tenho uma irmã que diariamente esperava na calçada a vaquinha passar e chorava muito quando não havia dinheiro para comprar um copo de leite com açúcar.

Confesso que depois daquele cotidiano próprio de uma Macau que ficou no passado, nunca mais vi coisa igual. Alguém vender leite em domicilio trazendo consigo a produtora matriz, uma vaca, de porta em porta, rua a rua, em busca de clientes nos tortuosos becos da cidade.

Claro que o alimento mais perfeito e completo para o ser humano é o leite materno. Mas, na ausência do leite materno, precisamos de alternativas para a ingestão adequada de nutrientes.

O leite de vaca é a secreção das glândulas mamárias da vaca para alimentar os bezerros. É um alimento com alto teor de proteínas, fonte de vitamina D, potássio, magnésio, zinco e, sobretudo, cálcio. O leite de vaca é a maior fonte de cálcio na natureza.

Saudade do leite da vaca preta e dos momentos da história que já não se repetem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário