terça-feira, 14 de junho de 2016

UFRN: Alunos de Pedagogia montam a exposição "Poesia é voar fora da asa"

Alunos expõem e recitam poesias na UFRN
A exposição “Poesia é voar fora da asa” está na área de entrada do prédio do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até esta sexta-feira (17). O trabalho, implementado pelas doutorandas Emanuela Medeiros e Sayonara Fernandes, tem a participação dos alunos do curso de Pedagogia,da disciplina de Teoria e Prática de Literatura I, ministrada pela professora Marly Amarilha.

Segundo a professora, a exposição serviu como uma atividade prática que contempla o ensino da literatura na formação dos futuros pedagogos. Para isso, explica Marly Amarilha, foi feito um trabalho que é a composição de uma antologia poética, no qual os alunos pesquisaram poemas sobre um determinado tema, como mar, amor e infância. Em seguida, eles selecionaram dez destes poemas para produzir um livro artesanal.
Exposição atrai estudantes

A orientadora também destaca a importância da poesia e literatura como metodologia de ensino. “É muito importante que estes estudantes já possam ter domínio do que seja a poesia e a literatura, porque será algo que eles usarão bastante na formação dos seus alunos quando trabalharem na escola”, diz.

O trabalho de divulgação do evento traz uma abordagem sobre o que pode significar a poesia na vida das pessoas e nas múltiplas possibilidades que abre para o exercício do pensar a partir do cotidiano e do contato com o livro: “Poesia é voar fora da asa” é mostrar um pouco dessa experiência de ler poesia e se experimentar colecionador de voos. Mostra a aprendizagem do sensível e a aprendizagem de ser professor de voos para além dos nossos limites, pela linguagem poética, pela composição de livros artesanais, que mostram nosso potencial de leitores, de editores e homenageia com um gesto de amorosidade esse que é o companheiro inseparável do professor – o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário