segunda-feira, 27 de junho de 2016

UFRN: Estudante de mestrado defende tese sobre a literatura infantil negra nos anos iniciais do Ensino Fundamental

O estudante de mestrado Wagner Ramos Campos, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), defende a tese "Os Griôs aportam na escola: por uma abordagem metodológica da literatura infantil  negra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", nesta quarta-feira (29), às 9 horas. A defesa acontece no Auditório do Centro de Educação da UFRN, em Natal.

A tese, que faz importante alusão a  metáfora do griô, tradicional contador de história da cultura africana,  resulta de pesquisa qualitativa realizada em uma turma de 3º ano de escola pública de Natal-RN, em que foram feitas leituras de textos de literatura infantil negra.
Wagner Ramos Campos

O estudo teve como objetivo investigar possibilidades de trabalho com obras de literatura infantil negra para a construção afirmativa das identidades negras e o combate ao racismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 A banca examinadora será formada pela professora Eliana Yunes, da PUC Rio; professora Alessandra Cardozo, da UFRN; e professora Marly\Amarillha, presidente (orientadora).

Wagner Ramos é graduado em Licenciatura em Língua Portuguesa/Literaturas pela UFRN;integrou a primeira turma do Programa de Licenciaturas Internacional da CAPES (PLI), entre 2010 e 2012; diplomado em Licenciatura em Língua Portuguesa e Estudos Lusófonos pela Universidade de Coimbra, Portugal; e graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, em 2008. 

O evento é aberto a alunos e professores interessados no estudo da presença da literatura infantil negra nas escolas de Ensino Fundamental, e ao público em geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário