sexta-feira, 22 de julho de 2016

Escola estadual mostra força no Handebol e representa RN nos jogos brasileiros

Atletas de Handebol da Escola Celso Cicco
(Foto: Marlio Forte)
Por Jorge Ivan Barbosa

Pela primeira vez na história do handebol do Rio Grande do Norte duas escolas públicas representam o Estado nos Jogos Escolares da Juventude que acontecem no mês de setembro, em João Pessoa, PB.

A Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco, localizada no município de Ceará Mirim, tem se destacado como força no Handebol do RN e marca presença na maior competição do desporto escolar brasileiro. Treinada pelo professor Flávio Tinoco, há mais de dois anos, o time masculino da Escola foi campeão dos Juverns (Jogos da Juventude Escolar do RN), edição 2016, na categoria de 12 a 14 anos, suplantando com largos escores colégios privados e públicos.

Os Jogos da Juventude serão realizados em João Pessoa entre os dias 20 e 29 de setembro. A competição reúne alunos/atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Considerando as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de quatro mil participantes.

Para o treinador de Handebol da Escola Monsenhor Celso Cicco, professor Fábio Tinoco, a meta da equipe é fazer uma boa campanha em João Pessoa. “Estamos treinando dois dias por semana (quintas e sextas feiras) na preparação para o torneio”, disse. Fábio Tinoco acrescentou ainda que o Handebol é hoje o segundo esporte mais praticado pelos alunos nas escolas e Universidade.

Genilson Morais da Silva, 14 anos, atleta/aluno da equipe de Handebol da Escolar Monsenhor Celso Cicco, em pleno ritmo de treinamento espera evoluir mais ainda na competição e representar com sucesso o Rio Grande do Norte. Genilson Morais pratica o Handebol há cinco anos.

 A vice-diretora da Escola Monsenhor Celso Cicco, Ana Cristina de Lima, 49 anos, disse que a conquista do título e o trabalho desenvolvido pela equipe de Handebol estimulam a revitalização do esporte na escola. Por sua vez, a secretária de Educação do RN , Cláudia Santa Rosa, considera que a conquista obtida pelos atletas/alunos evidencia os valores e os talentos que existem  na escola pública.

A outra instituição pública que estará representando o RN nas competições de Handebol nos Jogos Escolares da Juventude é a Escola Municipal Francisco Gomes Pinto, localizada na cidade de Viçosa. A instituição enviará uma equipe feminina da mesma categoria do Monsenhor Celso Cicco (12 a 14 anos).

Na primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude, o Rio Grande do Norte fará parte da chave “A” do torneio de Handebol masculino, juntamente com Mato Grosso, Roraima e Pará, enquanto a chave “B” será integrado pelos estados da Paraíba, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Pernambuco. Classificam-se para a fase decisiva do torneio, os dois melhores de cada grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário