quarta-feira, 10 de agosto de 2016

515 Anos do RN: Aniversário do Estado tem sessão solene na Assembleia Legislativa

Solenidade homenageia historiadores
Sessão Solene na Assembleia Legislativa marca o aniversário de 515 ano de história do Rio Grande do Norte. O aniversário, ocorrido no último domingo (7), foi comemorado na manhã de terça-feira (9) pela casa legislativa estadual por proposição do deputado Gustavo Carvalho.

Coube ao membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Marcus César Cavalcanti de Morais, fazer a palestra sobre a trajetória que levou a fixação do marco colonial de posse português em terras do litoral norte do Estado no dia 7 de agosto de 1501, marcando o início da história do Rio Grande do Norte.

Presente ao evento, a secretária da Educação do RN lembrou da importância da data para a história do Estado: "É um evento importante que registra data significativa que precisa ser mais realçada entre os norte-rio-grandenses".

O evento também homenageou escritores e historiadores do Estado com a entrega de placa comemorativa. Foram homenageados: Augusto Maranhão, Deífilo Gurgel (in memoriam), Diógenes da Cunha Lima, Enélio Lima Petrovich (in memoriam), Geraldo Maia, Câmara Cascudo (in memoriam), Olavo de Medeiros Filho (in memoriam) e Jerônimo Vingt-un Rosado Maia (in memoriam).

Falando em nome dos homenageados, o historiador Augusto Maranhão enalteceu a história do RN: "Só tenho a agradecer esse reconhecimento e dizer que ainda não fizemos nem 1% do que esse estado merece. Ressalto aqui que a maior virtude desse estado é o nosso povo”, falou .

Nenhum comentário:

Postar um comentário