quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Natal: Jerns 2016 tem abertura da fase final no dia 17 de outubro

Por Jorge Ivan Barbosa

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), considerados o maior certame estudantil do gênero no país, tem a fase final de sua 40ª edição iniciada no dia 17 de outubro, em Natal. A solenidade de abertura começa às 9h com desfile das delegações participantes no Ginásio de Esporte Marcelo Carvalho (DED), localizado no bairro de Candelária.

A competição irá reunir 13.119 alunos, atletas de 490 escolas estaduais, federais, municipais e particulares do interior do Estado e da capital da cidade de Natal, Elas disputarão até o dia 28 de outubro, 25 modalidades esportivas entre as quais, basquete, voleibol, futsal, natação, atletismo, futsal, judô, karatê, xadrez, voleibol de duplas, handebol, tênis de mesa, futebol society, futebol de areia e ginastica rítmica.

As fases regionais classificatórias dos jogos aconteceram em agosto e setembro deste ano, envolvendo alunos/atletas das Regionais de Currais Novos, Nova Cruz, Caicó, Umarizal, Apodi, João Câmara, Mossoró, Macau, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Parnamirim e Assu.

Foram classificadas para a fase final de Natal, as equipes campeãs nas modalidades coletivas e os primeiros e segundo lugares nas provas individuais.

6 mil atletas, dirigentes e técnicos das equipes classificadas oriundas de municípios do interior do Estado terão hospedagem oferecidas pelo Governo do Estado nas dependências da Pousada do Atleta, localizada no CAIC Lagoa Nova.

Os congressos técnicos das modalidades esportivas foram realizados nos dias 27 e 28 de setembro, na sede da Coordenadoria de Desporto (Codesp) da Secretaria da Educação do RN, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

Este ano, uma das novidades dos Jerns, será a realização de competições no tradicional Palácio dos Esportes, localizado no bairro de Petrópolis, cedido pela Prefeitura de Natal. As outras novidades são a volta do título de campeão geral da competição e o desfile de abertura que passa a contar pontos para os jogos.

Os Jerns são uma realização do Governo do Estado por meio da Coordenadoria de Desporto da Secretaria de Educação e da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário