quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Cultura Popular: Escola Estadual José Fernandes Machado inaugura Cordelteca na cidade de Natal

Os poetas da cultura popular e a Cordelteca 
Por Jorge Ivan Barbosa

A Escola Estadual José Fernandes Machado inaugura Cordelteca marcando o fortalecimento da cultura popular no ambiente de ensino. A solenidade de inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) nas dependências da Escola José Fernandes Machado, bairro de Ponta Negra, em Natal. A Cordelteca, novo espaço de leitura para alunos matriculados no estabelecimento de ensino e comunidade local, faz parte da estrutura da biblioteca escolar.

A Cordelteca ganhou a denominação de "Professor Ladmires Luiz Gomes Cavalcanti", em homenagem ao professor de Língua Portuguesa e cordelista que trabalha na Escola José Fernandes Machado há cerca de 14 anos.

O acervo de literatura em cordel conta com obras de coderlistas famosos internacionalmente como o Poeta do Abaeté, Geraldo Tavares, Dudé Viana e Francisco de Assis (Chico de Iaiá). Também faz parte do acervo obras de cordel feitas pelos próprios alunos da Escola.

O professor homenageado Ladmires Luiz disse ser uma honra ser lembrado para nome da Cordelteca e lembra que vários alunos matriculados no colégio aprenderam com ele a escrever literatura de cordel. A diretora da Escola Estadual José Fernandes Machado, Lilian Santos, disse que a inauguração serve para exaltar a cultura popular e rica cultura nordestina.

Durante a solenidade também foi feita a entrega de medalhas e diplomas a 19 alunos da Escola José Fernandes Machado que foram premiados na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Entre os estudantes premiados está a estudante do 3º ano do ensino médio, Giovanna Maria Costa do Nascimento, que representará o Rio Grande do Norte na fase regional das Olimpíadas de Língua Portuguesa a ser realizada no próximo mês de novembro.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração da Cordelteca o subcoordenador de Avaliação Escolar da Secretaria da Educação do RN, Afonso Gomes, diretora da Escola Estadual José Fernandes Machado, Lilian Santos, cordelistas, alunos, professores e pais de alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário