Pauta de Tadeu Oliveira
![]() |
Macaco-prego em Patu |
O interesse pela leitura e escrita vem sendo aumentado significativamente em uma escola situada no município de Patu, região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte.
O projeto “Cada Macaco no seu galho”, coordenado pela professora Vioneide Linhares e alunos do Pibid Letras da UERN, desenvolvido na Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, os alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, estão avançando na escrita através de textos jornalísticos tendo como base situações que acontecem na realidade do cotidiano.
O tema escolhido pelos próprios alunos diz respeito ao acompanhamento do “Macaco-prego”, espécie de macaco existente na Serra do Lima, em Patu.
O objetivo imediato é conhecer mais sobre essa espécie de macaco e produzir uma reportagem com a finalidade de transmitir informações para a comunidade e visitantes do município. Dessa forma, os estudantes avançam na prática da produção de textos e contribuem com a preservação da espécie que corre risco de extinção.
![]() |
Estudantes observam |
Os macacos da Serra do Lima, que se encontra praticamente dentro da área urbana de Patu, estão cada vez mais próximos da população que, sensibilizada pela dificuldade natural de escassez devido à seca, chega a oferecer alimentos a eles. Essa atitude de ajuda quebra regras de comportamento dos animais e os coloca em risco de transmissão de doenças.
A observação da presença dos animais, cada vez maior, no setor urbano e junto à comunidade, gerou o interesse dos alunos pelo tema e também o nome do projeto: “Cada Macaco no seu galho”.
O trabalho dos alunos está sendo feito através de pesquisas, entrevistas e visitas ao próprio habitat do macaco-prego na Serra do Lima.
Os alunos estão produzindo textos para informar a população sobre como vivem os macacos, os cuidados que devem ser tomados com suas aproximações junto à população, e também indicam soluções para a preservação dos animais.
0 Comentários