sábado, 19 de novembro de 2016

Ocupação da SEEC: governador dialoga com estudantes e é receptivo à pauta de reivindicações

Governador acata pauta de estudantes
O governador Robinson Faria foi quem menos falou, e também quem mais disse, na reunião ocorrida na tarde/noite de sexta-feira (18) na sede da Governadoria, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

A reunião, em si, era uma das reivindicações principais dos estudantes que ocupam parte do prédio sede da Secretaria da Educação do RN desde o início desta semana. Na reunião, os representantes da ocupação trataram de três pautas mais relevantes: criação de um fórum permanente de diálogo entre governo e estudantes voltado principalmente para a discussão da reformulação do ensino médio; não colocar em andamento nenhuma ação da medida provisória do ensino médio enquanto esta continuar sendo apenas MP; e bonificação das faltas dos alunos que estão ausentes das salas de aula devido ao processo de ocupação no prédio sede da SEEC e em algumas escolas.

O governador Robinson Faria ouviu repetidas falas e exaustivo debate sobre os assuntos em pauta e, falando pouco, foi receptivo aos pleitos dos alunos acatando a pauta de reivindicações. Decidiu que na próxima semana será publicada no Diário Oficial a portaria que cria o Fórum Permanente para o diálogo entre o governo e os movimentos estudantis.

Na sequência, concordou em não colocar em andamento a reformulação do ensino médio, enquanto esta for apenas uma Medida Provisória. Nesse caso, a única exceção será a implantação da escola de ensino médio em tempo integral, que no RN serão 16. O outro pleito, o da bonificação das faltas, também concordado pelo governador, ficou sob a responsabilidade da secretária da Educação, Cláudia Santa Rosa.

A reunião também abordou a precariedade na estrutura física de grande parte das escolas da rede estadual e a falta de segurança nos estabelecimentos de ensino, principalmente em Natal, região metropolitana e em Mossoró.

O governador Robinson Faria disse que a reunião teve um resultado satisfatório. “Gostei muito de nosso diálogo aqui, foi convergente, não teve nada divergente”, afirmou.

Participaram da reunião a secretária da Educação do RN, Cláudia Santa Rosa; a secretária do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha; a secretária adjunta da SEEC, Mônica Guimarães; a secretária da Comunicação, Juliska Azevedo; o deputado estadual Fernando Mineiro; o subsecretário da SEEC, Marino Azevedo; a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), Fátima Cardoso; e representantes do Comitê de Juristas pela Democracia, da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Arquidiocese de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário