segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Brejinho: Escola estadual coloca a poesia no saco de pão nas manhãs da comunidade

Brejinho e a grandeza da poesia das crianças
Por Jorge Ivan Barbosa

A valorização da poesia como fator de crescimento intelectual e concreta possibilidade para aquisição de conhecimentos representa importante indicativo de uma educação voltada para o desenvolvimento humano. É pela vida da poesia que se estimula a criatividade e a capacidade de externar o que se observa, o que se pensa e o que se projeta sobre a realidade e o mundo em que se vive.

Investindo em uma educação que contemple o estímulo à poesia,a Escola Estadual Maria Augusto de Trindade, localizada na cidade de Brejinho, região Agreste do RN, tem despertado o gosto pela criatividade e pela escrita nos alunos, e mobilizado consumidores e o próprio comércio local.

Os alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental estão elaborando poemas sobre os mais variados assuntos de suas realidades e da vida na comunidade, e cópias desses poemas são inseridas em sacos de pão pelas padarias da cidade. Com isso,a população tem a condição de tomar café lendo os poemas escritos pelos alunos.

A novidade, que tem surpreendido e agradado a comunidade, faz aumentar a procura pelos sacos de pão que contenhamos poemas, e também contribuído para a valorização da educação pública no município.

A parceria firmada com as padarias divulga as atividades elaboradas pelos alunos em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa, integrante do PIP (Programa de Inovação Pedagógica), que faz parte do Projeto RN Sustentável, do Governo do Estado, com recursos do Banco Mundial.

O PIP tem o objetivo de minimizar os problemas de aprendizagem enfrentados pelas escolas, contribuindo para a melhoria e fortalecimento da participação dos professores e alunos.

A Escola Estadual professora Maria Augusta Trindade, localizada na avenida Antônio Alves Pessoa , no centro de Brejinho, atende alunos das séries do ensino fundamental nos anos iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário