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Macaíba: Secretaria Municipal de Educação faz seminário sobre educação infantil e inclusiva

Evento reuniu educadores da rede municipal
(Foto:Danilo Bezerra)
Por Danilo Bezerra

Construir uma escola que atenda as necessidades mais diversas dos estudantes. Esse foi o tema norteador do Seminário de Educação Infantil e de Inclusão, realizado durante este sábado (27), pela Secretaria Municipal de Educação de Macaíba. Reunindo profissionais que atuam na educação infantil, o seminário aconteceu no salão de recepções Elion, localizado no bairro de São José, em Macaíba.

Na avaliação do secretário municipal de Educação, professor Domingos Sávio de Oliveira, o planejamento do ensino infantil é fundamental para o desenvolvimento dos alunos: “Desde que assumimos a gestão do ensino estamos voltados para a política de formação continuada, principalmente nesta 1ª fase do ciclo de ensino das nossas crianças: a educação infantil”. Sobre o tema do seminário o professor Domingos Sávio destaca: “Queremos discutir essa temática para além do que se entende por inclusão, pois na escola, todos os dias, existem várias especificidades que merecem atenção”.

A abertura do seminário contou a presença do prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, que durante sua fala, destacou a importância do trabalho dos profissionais de educação para a melhoria nos indicadores do ensino do município: “Graças ao amplo esforço de todos os professores conseguimos avançar no nosso IDEB. Tudo que fazemos é para que possamos conseguir melhorar a educação de Macaíba”. Sobre a importância do seminário, o prefeito disse que “todo profissional deve ser capacitado, e na educação, essa ação deve ser contínua, pois ajuda na inovação em sala de aula”.

A importância que a atual gestão da Educação dá ao ensino infantil já é percebida pelos professores da rede municipal de ensino. A professora Rosemeri Pontes Ferreira, da Escola Municipal Pedro Gomes de Souza, destaca esse novo momento. “A educação Infantil agora recebe uma notoriedade e faz parte da preocupação de todos. Estamos fazendo de tudo para tirar aquela velha ideia de que a educação infantil é uma questão assistencialista, que as crianças vão para a escola somente para brincar. Na escola buscamos promover o aprender brincando”, falou.

“Devemos observar a teoria e colocarmos em prática, e que essa teoria se aplique as condições que são vistas na escola para uma prática pedagógica diferenciada”, essa é visão da professora Sheila Tavares sobre como o conhecimento adquirido no seminário deve impactar na rotina da escola. Atuando na Escola Municipal Dayse Hall, Sheila atende estudantes autistas, alunos com síndrome de down e com mobilidade reduzida.

Parceria

Atuando a mais de 20 anos no mercado, a Uninter é parceria da Secretaria Municipal de Educação na realização do seminário, como conta Leandro Gonçalves, representante da instituição no nordeste: “Buscamos a democratização do conhecimento e um evento como esse é muito importante, pois trata da primeira fase da educação básica, garantindo o desenvolvimento da criança e alfabetização na idade certa”. A Uninter trouxe para o seminário três palestrantes.

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