sexta-feira, 5 de maio de 2017

Natal: Professoras lançam livro sobre a intercompreensão de línguas românicas e inglesa

A intercompreensão de línguas românicas e inglesa é tema de livro lançado pelas professoras Janaina Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN) e Selma Alas Martins (Universidade Federal do RN). O lançamento aconteceu na noite quinta-feira (27) em evento na Academia Norte-rio-grandense de Letras, em Natal.
Professoras Janaína e Selma 

O livro “Intercompreensão de língua românica e língua inglesa”, produto de trabalho de pesquisa das educadoras, considera as semelhanças existentes entre línguas da mesma origem. Para a professora Janaina Oliveira, 35 anos, mestre em Estudos da Linguagem, e que leciona língua estrangeira no IFRN, campus de Currais Novos, a intercompreensão está relacionada com a condição que se pode ter de entender o outro, mesmo que cada um fale a sua própria língua.

“No caso do livro, você lê em outras línguas e busca entender o texto sem necessariamente ter estudado aquelas línguas, partindo da língua materna, nesse caso, o português”, explica Janaína. A professora destaca ainda sobre seu livro, originário de um trabalho de dissertação de mestrado, a importância da origem das línguas. “O inglês e o francês, por exemplo, têm semelhanças devido às questões históricas envolvendo as invasões, a aristocracia e a igreja”, concluiu Janaína.

O livro “Intercompreensão de línguas românicas e língua inglesa” pode também ser acessado gratuitamente no repositório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN. O trabalho das professoras faz parte de um conjunto de livros publicados recentemente pela Editora do IFRN, em cooperação com a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário