quinta-feira, 15 de junho de 2017

Escola pública de Florânia realiza oficinas de xilogravura e literatura de cordel

"Teônia Amaral" avança na prática do ensino
Por Jorge Ivan Barbosa

A Escola Estadual Teônia Amaral, localizada no município de Florânia, região do Seridó do RN, está realizando durante todo o mês de junho oficinas de Literatura com a coordenação dos poetas Joelson Araújo e Domingos Toscano, e a participação efetiva dos estudantes. A ação visa a valorização da literatura de cordel junto à comunidade escolar.

A Escola também realizou uma oficina de orientação e produção de xilogravura com participação de 30 alunos. Na oficina, coordenada pelo xilogravurista Jefferson Campos, os estudantes aprenderam técnicas de como uso de celular ajuda na produção da xilogravura , o que representa, na prática, uma tecnologia de milênios sendo auxiliada por uma tecnologia do século XXI. O trabalho foi orientado pelo xilogravurista Jefferson Campo que orientou a produção de xilogravura.

A xilogravura é provavelmente de origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. No ocidente ela se firma durante a Idade Média. No Nordeste brasileiro vem a ser aperfeiçoada e formar dupla com a literatura de cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário