Pular para o conteúdo principal

Natal: LBV faz evento em homenagem ao Dia do Escritor

Escritores e poetas no evento da LBV
Encontro literário promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV) reune em Natal escritores, poetas e jornalistas com crianças que participam do programa de educação inclusiva da instituição em comemoração ao Dia Nacional do Escritor, comemorado na data de 25 de julho. O evento ocorreu nas dependências da LBV, em Natal, no bairro de Dix-Sept Rosado.

Os profissionais e intelectuais participaram de um bate papo sobre o ato de escrever, falaram sobre motivação, contaram histórias e recitaram poesias, para os meninos e meninas do programa da instituição. Na oportunidade, os garotos da LBV homenagearam os escritores presentes com apresentações culturais e artísticas preparadas por elas próprias.

No encontro, a jornalista Hilneth Correia falou de sua experiência no colunismo social, retratando a vida e a história da cidade. “Tive a honra em compartilhar sobre a minha trajetória, ver o interesse delas (crianças) em querer saber como iniciei, se é difícil escrever um livro, é fantástico. Estou encantada com o trabalho desenvolvido pela instituição. As pessoas precisam conhecer o trabalho da LBV, quantas crianças vocês estão tirando do risco, da vulnerabilidade, dessa vida de rua. Vocês dão a elas, dignidade, meus parabéns”, declarou a jornalista e poeta.

O escritor e membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN e da União Brasileira dos Escritores - UBE, Aluízio Matias dos Santos, também esteve presente ao encontro com as crianças da LBV. “A arte, a poesia, a literatura, é uma forma de educação, é uma forma de interagir com as crianças, ao passar mensagens de novos caminhos e sonhos. O escritor traz histórias, sonhos, emoções, e acima de tudo, educação e cidadania. Estou impressionado, com a interatividade das crianças nas perguntas, é uma demonstração de aprendizado. Essa troca de experiência é o que elas irão levar para o futuro, e vai fazer parte de sua vida educacional”, afirmou.

O diretor da Revista Foco Nordeste, o escritor e jornalista Marcus César Cavalcanti de Morais, ressaltou a importância da Instituição em promover encontros das crianças e adolescentes com personalidades de áreas diversas da sociedade. “Parabenizo a LBV por essa iniciativa, a lembrança de homenagear a data do escritor, daqueles que se preocupam em registrar, transmitir os seus pensamentos e deixar esse conhecimento para a posteridade”.

Marcus comentou ainda, sobre a troca de experiências para as futuras gerações no encontro ocorrido pelo Dia Nacional do Escritor. “Reforço a relevância da homenagem, por transmitir às crianças, assistidas pela LBV, o conceito de escrever, o desejo e a vontade da prática da escrita e leitura. Deixo uma mensagem de otimismo, em se registrar tantas coisas positivas que existe em nossas vidas, em nosso país, estado e sociedade. É preciso fortalecer a família, para uma melhor qualidade de vida, e assim termos um país cada vez melhor e a LBV faz muito bem tudo isso. Parabéns”, enfatizou o jornalista.

A menina Vitória Rayssa, 11 anos, beneficiada pelo programa Criança – Futuro no Presente! mantido pela LBV, integrante da Oficina de Ballet, falou do aprendizado adquirido no encontro literário. “Adorei, conheci escritores de nossa terra que compartilharam sua trajetória de vida e reforçaram a importância da leitura e escrita em nossa vida. Aqui na LBV aprendemos a buscar nossos sonhos, como também estudar e a ter um futuro melhor”, disse Vitória Rayssa.

O encontro dos escritores com as crianças e adolescentes da LBV, aconteceu no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, localizado à Rua dos Caicos, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655.

Dia Nacional do Escritor

Em 1960, por decreto governamental, o 25 de julho foi instituído como o Dia Nacional do Escritor. A iniciativa deveu-se ao sucesso do 1º Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE), por iniciativa do presidente da entidade, João Peregrino Júnior e seu vice-presidente, o célebre escritor baiano Jorge Amado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UFRN: Professora Selma Jerônimo recebe prêmio da Universidade de Iowa nos Estados Unidos

Trabalho de pesquisas desenvolvido pela professora Selma Jerônimo, da  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na área de saúde pública, foi contemplado com o prêmio internacional Impact Award, concedido pela Universidade de Iowa, dos Estados Unidos. O prêmio é destinado à profissionais ou às instituições que colaboram com a Universidade de Iowa na construção de conhecimentos voltados para programas sociais que melhorem a vida das pessoas. Professora Selma Jerônimo A pesquisadora Selma Jerônimo, diretora do Instituto de Medicina Tropical da UFRN, é parceira da Universidade de Iowa desde o ano de 1996. Ela lembra a importância que está tendo o conhecimento gerado no próprio Instituto, na Escola Maternidade Januário Cicco, no Centro de Biologia da UFRN e no Departamento de Infectologia do Hospital Gizelda Trigueiro, para melhorar a vida das pessoas no Rio Grande do Norte. “A contribuição diária do IMT, MJEC, CB e do Departamento de Infectologia do HGT quebra o cic

Moacir de Lucena: o semeador de escolas

Moacir de Lucena e família em solenidade da UFRN (outubro de 2003) Matéria publicada na edição de novembro da Revista Foco English version Professor, tipógrafo, juiz, advogado, músico, jornaleiro, poeta, normalista, chefe escoteiro, esportista, animador cultural, educador itinerante.  Em sua trajetória de 100 anos de vida pelo Rio Grande do Norte, o oestano filho de Martins, Moacir de Lucena, procurou ser, acima de tudo, um servidor na luta pelo progresso social das pessoas. Desde cedo entendeu que esse progresso social só chegaria pela via da Educação.  Neste campo, de forma inovadora criou um método próprio de alfabetização com resultados concretos junto aos estudantes. Método que depois foi empregado com estardalhaço por Paulo Freire. Mas, Moacir de Lucena chegou antes, sem estardalhaço, sem propaganda, mas com a luminosidade das coisas feitas e da transformação extraordinária do analfabeto em alfabetizado. Entre as tentativas de definir Moacir de Lucena, seu filho L

7º SEL: UFRN prepara grande evento de Educação e Leitura para novembro

Reunião com a reitora sobre o 7º  SEL Matéria atualizada às 12h30 desta quinta-feira (2) Estão adiantados os preparativos para o 7º Seminário Educação e Leitura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos maiores eventos no gênero no país. O 7º Seminário Educação e Leitura (SEL) acontece de 11 a 14 de novembro no Centro de Convenções do Praiamar Natal Hotel, em Ponta Negra, e deverá reunir mais de 1.000 participantes de todas as regiões do Rio Grande do Norte e de várias partes do Brasil. Em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (2) a reitora da UFRN, Ângela Paiva garantiu total apoio ao evento. Participaram da reunião no gabinete da reitoria, a professora Marly Amarilha, a diretora do Centro de Educação da UFRN, Márcia Gurgel, e a professora Ângela Naschold, da equipe de organização do Seminário. As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (01) para ouvintes e para apresentação de trabalho ou oferta de minicurso.  Equipe do Se