![]() |
Escritores e poetas no evento da LBV |
Os profissionais e intelectuais participaram de um bate papo sobre o ato de escrever, falaram sobre motivação, contaram histórias e recitaram poesias, para os meninos e meninas do programa da instituição. Na oportunidade, os garotos da LBV homenagearam os escritores presentes com apresentações culturais e artísticas preparadas por elas próprias.
No encontro, a jornalista Hilneth Correia falou de sua experiência no colunismo social, retratando a vida e a história da cidade. “Tive a honra em compartilhar sobre a minha trajetória, ver o interesse delas (crianças) em querer saber como iniciei, se é difícil escrever um livro, é fantástico. Estou encantada com o trabalho desenvolvido pela instituição. As pessoas precisam conhecer o trabalho da LBV, quantas crianças vocês estão tirando do risco, da vulnerabilidade, dessa vida de rua. Vocês dão a elas, dignidade, meus parabéns”, declarou a jornalista e poeta.
O escritor e membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN e da União Brasileira dos Escritores - UBE, Aluízio Matias dos Santos, também esteve presente ao encontro com as crianças da LBV. “A arte, a poesia, a literatura, é uma forma de educação, é uma forma de interagir com as crianças, ao passar mensagens de novos caminhos e sonhos. O escritor traz histórias, sonhos, emoções, e acima de tudo, educação e cidadania. Estou impressionado, com a interatividade das crianças nas perguntas, é uma demonstração de aprendizado. Essa troca de experiência é o que elas irão levar para o futuro, e vai fazer parte de sua vida educacional”, afirmou.
O diretor da Revista Foco Nordeste, o escritor e jornalista Marcus César Cavalcanti de Morais, ressaltou a importância da Instituição em promover encontros das crianças e adolescentes com personalidades de áreas diversas da sociedade. “Parabenizo a LBV por essa iniciativa, a lembrança de homenagear a data do escritor, daqueles que se preocupam em registrar, transmitir os seus pensamentos e deixar esse conhecimento para a posteridade”.
Marcus comentou ainda, sobre a troca de experiências para as futuras gerações no encontro ocorrido pelo Dia Nacional do Escritor. “Reforço a relevância da homenagem, por transmitir às crianças, assistidas pela LBV, o conceito de escrever, o desejo e a vontade da prática da escrita e leitura. Deixo uma mensagem de otimismo, em se registrar tantas coisas positivas que existe em nossas vidas, em nosso país, estado e sociedade. É preciso fortalecer a família, para uma melhor qualidade de vida, e assim termos um país cada vez melhor e a LBV faz muito bem tudo isso. Parabéns”, enfatizou o jornalista.
A menina Vitória Rayssa, 11 anos, beneficiada pelo programa Criança – Futuro no Presente! mantido pela LBV, integrante da Oficina de Ballet, falou do aprendizado adquirido no encontro literário. “Adorei, conheci escritores de nossa terra que compartilharam sua trajetória de vida e reforçaram a importância da leitura e escrita em nossa vida. Aqui na LBV aprendemos a buscar nossos sonhos, como também estudar e a ter um futuro melhor”, disse Vitória Rayssa.
O encontro dos escritores com as crianças e adolescentes da LBV, aconteceu no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, localizado à Rua dos Caicos, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655.
Dia Nacional do Escritor
Em 1960, por decreto governamental, o 25 de julho foi instituído como o Dia Nacional do Escritor. A iniciativa deveu-se ao sucesso do 1º Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE), por iniciativa do presidente da entidade, João Peregrino Júnior e seu vice-presidente, o célebre escritor baiano Jorge Amado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário