domingo, 13 de agosto de 2017

Secretários de Macaíba e Natal articulam um fórum de gestores municipais de Educação da Região Metropolitana

Justina Iva e Domingos Sávio: articulação de fórum
Secretários de Educação de Natal e de Macaíba articulam a criação de um fórum de secretários da Região Metropolitana. A ideia é tratar em conjunto os desafios e necessidades das pastas de Educação de toda a Região Metropolitana tendo em vista a real situação de cortes de verbas no plano federal e a crescente demanda pelo ensino de crianças e jovens na área que mais cresce e de maior população no Rio Grande do Norte.

Os entendimentos entre Domingos Sávio de Oliveira, secretário de Educação de Macaíba, e Justina Iva, secretária de Educação de Natal, começaram por ocasião do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado de 08 a 11 deste mês na cidade de Fortaleza, no Ceará. O evento reuniu mais de 2 mil secretários municipais de todas as regiões do país. Na pauta, os desafios que surgem para o cumprimento do Plano Nacional de Educação como elemento importante na garantia do direito à educação de todos e de cada um.

Desafios que aumentam com os mais de 40 vetos do governo federal na versão sancionada na quarta-feira (09) da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018. A LDO orienta como serão realizados os gastos públicos no próximo ano. O Plano Nacional de Educação (PNE), por sua vez, é uma lei que disciplina quais são as metas que devem ser alcançadas pelas esferas federal, estadual e municipal.

“Levantamento realizado por entidades do setor apontam que apenas 20% dos objetivos previstos para até 2017 foram cumpridos dentro do PNE. Para enfrentar esse grande desafio nacional e outros que são comuns a tantos municípios brasileiros Justina e eu dialogamos sobre a constituição de um fórum de secretários da região metropolitana para debatermos ações conjuntas que possam ser construídas visando a melhoria da educação pública municipal na região metropolitana”, informou Domingos Sávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário