domingo, 19 de novembro de 2017

Uma viagem de sonhos e de aprendizagem ao Brejo Paraibano

Alunos visitam histórica usina de cachaça
Os alunos das 1ªs. séries do Ensino Médio dos turnos matutino, vespertino e noturno da Escola Estadual Maria Arioene de Souza, localizada na cidade de Campo Redondo, Trairi do RN, participaram de uma viagem pedagógica ao histórico município de Areia, na Paraíba. Participaram cerca de 100 estudantes, a direção da Escola e os professores de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Biologia, História, Língua Inglesa, Geografia. 

A viagem pedagógica no dia 1º deste mês contou com aulas de campo em visitas ao Engenho Triunfo, importante produtor de cachaça na região Nordeste; ao Museu do Brejo Paraibano dentro da Universidade Federal da Paraíba; a Trilha do Cumbe; a primeira Igreja Católica de Negros da Paraíba; ao primeiro teatro paraibano; e ao Museu do pintor Pedro Américo. Os alunos também passearam pelas ruas históricas da cidade de Areia, que é patrimônio histórico do estado da Paraíba.

A visita à cidade de Areia (PB), distante 173,6 km do município de Campo Redondo, no Rio Grande do Norte, com a realização de aulas de campo, teve planejamento dos professores da Escola Estadual Maria Arioene de Souza dentro do processo de Formação Continuada desenvolvido com recursos do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) do Governo do Estado, realizado por meio da Secretaria da Educação.

"Os alunos ficaram encantados com a viagem, com os lugares que tomaram conhecimento, com as informações novas recebidas, com as histórias que ouviram e com o próprio clima serrano do lugar. Fizemos trilhas às 11 horas da manhã sem calor nenhum", destacou a professora Francisca Marta de Araújo Silva Alves, diretora da Escola Maria Arioene de Souza. 

Primeira igreja católica de negros da Paraíba
A Escola Estadual Maria Arioene de Souza, criada em 1982 e localizada no centro da cidade de Campo Redondo, funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, oferecendo o 9º ano do Ensino Fundamental e as três séries do Ensino Médio.

O município de Areia está localizado na microrregião do Brejo Paraibano com população estimada em 23.110 habitantes, segundo dados do ano de 2015 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Areia tem uma área territorial de 266.659 km² e se situa em local elevado com relação ao nível do mar. Possui diversas fontes e balneários aquáticos e várias riquezas naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário