terça-feira, 24 de abril de 2018

São João do Sabugi: Projeto de Leitura em escola estadual movimenta a comunidade e dá protagonismo aos estudantes

Estudantes escutam orientações sobre o projeto
Projeto que reúne leitura e cidadania, desenvolvido pela Escola Estadual Senador José Bernardo, enseja protagonismo aos estudantes e movimenta a comunidade de São João do Sabugi, região Seridó do RN. O projeto pedagógico “Passaporte de Leitura para a Cidadania” já vem sendo executado pela Escola há três anos e agora em 2018 é dirigido as turmas de 3ª a 5ª séries do Ensino Fundamental.

A abertura do projeto este ano aconteceu na manhã da sexta-feira (20), durante as comemorações da “Semana do Livro Infantil”, com apresentação dirigida aos pais dos alunos. As atividades propriamente ditas serão iniciadas no mês de maio e a culminância acontecerá em setembro dentro da programação do “Setembro Cidadão” na cidade de São João do Sabugi.

A inovação este ano fica por conta da inclusão no projeto da “Cartilha Cidadania de A – Z”, desenvolvida pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec) em parceria com as famílias das crianças/estudantes. Na programação de atividades do projeto estão ações de letramento dentro de prática pedagógica dinâmica, incentivo à leitura de obras infantis que fazem parte do acervo da biblioteca da Escola e o trabalho de apoio para que o próprio aluno faça a intertextualidade com a “Cartilha Cidadania A – Z”. Um dos objetivos do projeto é transformar as aprendizagens e vivências em atitudes éticas e cidadãs com repercussão em toda a comunidade escolar.

“Esse projeto é nosso orgulho, não há satisfação maior para quem é professor ver os alunos avançando na leitura e na escrita, vê-los empolgados, ansiosos pelo dia em que levarão para casa o Passaporte de Leitura com um livro novo. É também uma oportunidade única para os familiares participarem desse momento de aprendizagem com as crianças”. Esta afirmação é da coordenadora pedagógica da Escola Estadual Senador José Bernardo, Deusilene da Silva Vigolvino.

Estudantes de atividade de encenação
O livro novo que as crianças levam para casa no Passaporte de Leitura é uma produção feita por elas mesmas. O livro contém os comentários sobre o que foram entendendo dos livros que leram durante o período do projeto. Os resumos feitos pelas crianças/estudantes são juntados em um livro devidamente organizado que é entregue a cada uma no final do projeto, na culminância que acontece no mês de setembro. Cada criança passa a ter seu próprio livro para levar para casa, mostrar a sua família, e utilizá-lo ao longo de sua trajetória escolar como lembrança e até como ferramenta de ensino-aprendizagem.

A coordenadora também destaca a importância do reforço da cartilha que está chegando para fortalecer o trabalho desenvolvido pelos educadores da “Senador José Bernardo”. “A cartilha é um excelente reforço didático”, reconhece Deusilene.

Dirigida pelo professor Valter Borma, a Escola Estadual Senador José Bernardo, localizada no centro de São João do Sabugi, conta com 404 alunos matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, funcionando nos três turnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário