quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Destaque potiguar vence o Prêmio Sarau Brasil de Literatura 2019

Miguel Dantas e o "Arrebóis"
"Prêmio Sarau Brasil de Literatura", na categoria poesia, tem potiguares como vencedores. Miguel Dantas Cavalcanti Neto e Sérgio Eduardo Dantas Marcolino são autores das 20  poesias melhores classificadas entre as 3.740 poesias que participaram do prêmio. As poesias vencedoras abrem o livro "Antologia Poética", lançado nacionalmente no dia 31 de outubro, "Dia Nacional da Poesia", em homenagem a data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, pela Editora Vivara Nacional, em sua sede em São Paulo.

O livro traz as 250 poesias melhores classificadas com 1ª edição de 5 mil exemplares. Representa importante vitrine para os novos poetas e para a consolidação de nomes já veteranos na arte da poesia. Os 20 poetas mais destacados, vencedores do prêmio, inevitavelmente passam a ser cortejados e conhecidos por importantes editoras e se inserem no circuito nacional. 

Miguel Dantas Cavalcanti Neto, autor da poesia "Os Arrebóis", vitoriosa no Prêmio Sarau Brasil de Literatura 2019,  colunista da Revista Foco Nordeste, é bacharel em Direito, tem pós-graduação em Direito Processual Civil, bacharel em Turismo, e atualmente é estudante de Jornalismo na UFRN.

"Não sou poeta profissional! Assim, faço minha as palavras de Fernando Pessoa: "Ser poeta não é uma ambição minha. É a minha maneira de estar só". Jamais havia participado de um concurso literário, portanto essa honrosa classificação provoca um misto de felicidade e responsabilidade. Quem nunca criou uma poesia? O que é poesia? Gosto muito da definição de Pedro Salinas: "A poesia é uma aventura ao absoluto". Na minha opinião, poesia é a arte de organizar palavras para criar sentimentos", fala Miguel Dantas.

"Os Arrebóis" é uma viagem pelo observar humano de si mesmo refletido na força livre da  natureza: "Onde o céu beija a terra/O sol se reduz à metade. Ali - em paz a tarde encerra! Ali- minh'alma é saudade! No ar andorinhas a voar; Voam, voam, à imensidão; Voam livres sem querer voltar; vão-se todas, fica só...solidão".

O outro potiguar vencedor, Ségio Eduardo Dantas Marcolino, é especialista em Direito Tributário, mestre em Direito pela UFRN, e assessor da presidência do Tribunal de Justiça do RN.

O Prêmio Sarau Brasil na categoria poesia é disparadamente o mais concorrido do país e o mais importante para revelação de novos talentos na poesia. além de se colocar entre os mais importantes do Brasil. No concurso deste ano, cada participante teve a oportunidade de inscrever dois poemas com tema livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário